quarta-feira, 20 de março de 2013

O rock nacional suplica por novidades


         Após os anos 1970 ter o registro de grandes bandas como Mutantes, O Terço, Made in Brazil, entre outras, o rock nacional se solidificou no país e caiu no gosto popular na década seguinte. Com isso, nos anos 1980, Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Capital Inicial, preencheram de vez uma lacuna desafiadora: fazer rock com letras em português. E foi um sucesso. 

         Os reflexos posteriores foram constatados nos anos 1990, e o cenário promissor se materializou com Raimundos, Chico Science, Mundo Livre S/A, Charlie Brown Jr. No entanto, o começo do novo século abriu um buraco para o estilo e a morte do vocalista Chorão abriu reflexão sobre os rumos do rock nacional a partir dos anos 2000. 

         O aparecimento de grupos como NX Zero, Detonautas e Restart, infelizmente não ocupou o espaço que em todas as décadas é bem ocupado. Portanto, não é exagero cravar que o rock nacional encontra-se em coma, aguardando as letras, o peso e a criatividade que sempre foram notórias em nossos artistas. Não estou desmerecendo as bandas do passado, mas precisamos respirar novos ares, criar expectativas para que o futuro não seja tão nebuloso. 

        De década em década, sempre aparece um grupo de moleques diretamente influenciados pelo que está acontecendo. Então, onde estão os garotos que ouviram Raimundos, Charlie Brown, Paralamas, Titãs? Estamos aguardando vocês saírem da garagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!