terça-feira, 28 de abril de 2009

Maracatu Vigna Vulgaris

Mais uma dica para confundir a cabeça na programação da Virada Cultural em São Paulo é uma banda ainda desconhecida no eixo do cenário rio-sp.

Com o objetivo de atingir um maior impacto musical, valorizando a raiz e estimulando a arte e educação, o grupo Maracatu Vigna Vulgaris surgiu no intuito de revisitar a cultura popular, partindo de sua origem no maracatu cearense, para a filosofia afrodescendente no Brasil. A banda surgiu em 2003, e mescla instrumentos de percussão como: tambores, alfaias, chocalhos de boi, calimba, ferro, zabumba, pandeiro, agogô, enxada, ciscador entre outras percussões. Além disso, guitarra, baixo, bateria, pífanos, trompete fazem uma junção com o rock, blues, jazz, mpb, poesia, danças, artes plásticas e ritmos com uma mistura musical impactante.

A origem do nome Vigna vem do latim, é o nome cientifico do feijão de corda (Vigna unguiculata). Vulgaris é o nome específico do feijão mulatinho, também conhecido como carioquinha (Phaseolus vulgaris) na linguagem popular. O feijão de corda é mais cultivado nas regiões Norte e Nordeste do país, sendo o Ceará um dos maiores produtores. O feijão mulatinho é consumido em todo o país. Vigna vulgaris simboliza a fusão proposta pelo grupo, a junção cíclica do regional pelo universal e o universal pelo regional.

Download do segundo disco: O regional pelo universal abaixo em duas partes:

Parte 1


Parte 2




Açaizeiro popular



Maracatu Estandarte

Fonte: Myspace da banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!